fbpx

Revisão de Vasectomia: O Que é e Como é realizada?

Que tal saber tudo sobre a reversão de vasectomia? Conheça detalhes sobre a cirurgia, como é feita e como funciona o pós-operatório do procediment.

A reversão de vasectomia é uma cirurgia realizada por centenas de homens anualmente em nosso país. Isso porque depois de passar por uma vasectomia, muitos pacientes desejam ter filhos novamente.

Entretanto, essa intervenção cirúrgica oferece pequenos riscos e é mais delicada que o procedimento realizado anteriormente. Você é vasectomizado e quer saber mais sobre o assunto? Para tirar todas as dúvidas, leia esse artigo na íntegra e acompanhe de perto como esse procedimento é feito, seus benefícios e riscos.

Se ainda restar questões não respondidas, entre em contato conosco e marque uma avaliação do seu caso! Tenha uma excelente leitura!

O que é vasectomia e como ela é feita?

Antes de mais nada, vamos entender melhor o que é a vasectomia. Assim, essa cirurgia é um método contraceptivo masculino. Nessa cirurgia, é realizada uma pequena incisão no saco escrotal e os vasos que ligam os espermatozoides à vesícula seminal são cortados.

Portanto, sempre que o homem ejacular não sairão espermatozoides, mas apenas líquido seminal (sêmen) produzido pela próstata.

Essa intervenção cirúrgica é super rápida e pode ser feita fora do bloco cirúrgico. Sua duração é de cerca de 20 minutos e o paciente pode ir embora logo após o procedimento.

Entretanto, a cirurgia para reversão de vasectomia é mais complexa e demorada. Veja melhor as suas principais características.

Como funciona a reversão de vasectomia?

De antemão, sempre conversamos abertamente com o paciente sobre a reversão. Afinal, a taxa de sucesso pode variar em cada caso. Ou seja, há homens que mesmo após a reversão não voltam a ter filhos.

Nesse sentido, há alguns fatores que influenciam no sucesso do procedimento, como:

  • Demora entre a vasectomia e a sua reversão;
  • Bem como, a cicatrização do paciente pode interferir;
  • Ademais, a experiência e habilidade do urologista em cirurgias microscópicas.

Afinal, como é a cirurgia de reversão?

Essa cirurgia ocorre da seguinte forma:

  • Um pequeno corte é feito no saco escrotal do paciente;
  • Os canais que ligam os espermatozoides à vesícula seminal são religados, ou seja, voltam a ser conectados.

Contudo, esses vasos são muito pequenos. Portanto, para fazer essa cirurgia utilizamos itens muito específicos como:

  • Instrumentos de microcirurgia;
  • Fios e bisturis próprios para tais procedimentos;
  • Microscópio cirúrgico.

Além disso, você deve ter percebido que existe uma diferença nítida entre ambas as cirurgias. Na vasectomia, cortamos os vasos deferentes e amarramos eles. Depois, fechamos a incisão no corte escrotal.

Já na reversão de vasectomia, é necessário religar os vasos e isso exige muito mais atenção e, consequentemente, tempo.

Assim, enquanto a vasectomia leva cerca de 20 minutos, a sua reversão dura entre 3 e 4 horas.

Pré-operatório

Saiba mais sobre a preparação e recuperação desse procedimento:

  • Na véspera da cirurgia de reversão, indicamos que você não beba álcool e se alimente de forma balanceada;
  • Do mesmo modo, recomendamos um jejum de líquidos e alimentos por cerca de 08 horas;
  • Vale a pena ressaltar que se a cirurgia se mostrar muito invasiva, temos a possibilidade de realizar a coleta de espermatozóides para congelamento (converse conosco para mais informações);
  • Por fim, indicamos que alguns medicamentos não sejam ingeridos na semana da sua cirurgia. Nesse sentido, são remédios que interferem na coagulação sanguínea como AAS e outros similares.

Recuperação

A recuperação é relativamente simples e consiste em:

  • No próprio hospital você poderá fazer uma refeição leve e beber líquidos depois do procedimento;
  • Normalmente, o paciente tem alta no mesmo dia. Só pedimos que ele fique no hospital para observação se algo de anormal ocorrer ou se for uma exigência do paciente;
  • Indicamos que você coloque gelo na área operada durante 20 minutos a cada 02 horas. Porém, esse tipo de ação só precisa ser realizado nos primeiros 2 dias depois da cirurgia de reversão de vasectomia;
  • Ademais, sempre prescrevemos medicamentos para te ajudar a lidar melhor com o leve desconforto causado pela cirurgia. Assim, indicamos comumente um analgésico, um anti-inflamatório e um antibiótico. É imprescindível que você os tome nos dias e horários prescritos para evitar transtornos.

Já passei pela cirurgia. E agora?

Veja o que esperar da reversão nos primeiros dias:

  • Recomendamos repouso nas primeiras 48 horas depois da intervenção cirúrgica;
  • Se você realiza serviços leves, como os de escritório, poderá voltar para as atividades em cerca de 3 dias;
  • Contudo, caminhadas leves só podem ser feitas após uma semana;
  • As atividades sexuais devem ser evitadas nas primeiras 2 semanas depois da cirurgia. Afinal, uma ejaculação pode atrapalhar a cicatrização interna (dos vasos);
  • Andar de moto ou a cavalo precisa ser evitado no primeiro mês depois do procedimento;
  • Depois de um mês, realizaremos um espermograma para verificar se no seu líquido seminal e espermatozoides. Vale ressaltar que se o resultado der positivo, significa que você está apto a ter filhos novamente.

Desse modo, cada casal sofre variações de tempo entre a reversão de vasectomia e a gestação. Contudo, notamos que na imensa maioria dos casos, a gravidez ocorre no primeiro ano depois da realização da cirurgia.

A reversão de vasectomia pode ser feita pelo SUS?

Não. Antes de mais nada, saiba que até para se fazer a vasectomia pelo SUS (Sistema Único de Saúde) há algumas exigências, tais como:

  • Ter idade mínima de 25 anos;
  • É preciso ter 2 ou mais filhos vivos;
  • Você precisa realizar um cadastro no posto de saúde mais perto da sua casa e aguardar a aprovação e liberação da cirurgia.

 

Em contrapartida, a reversão dessa cirurgia não é feita pelo SUS até o momento. (Informações passíveis de mudança, pesquisa realizada em 27 de fevereiro de 2021).

Na realidade, até alguns planos de saúde não gostam de realizar o procedimento. Portanto, se você deseja realizar a reversão de vasectomia, o que recomendamos é que busque um urologista experiente para conversar sobre o seu caso.

Entretanto, converse com um médico o quanto antes! Lembre-se que a taxa de sucesso pode variar, principalmente com o passar do tempo da realização da vasectomia.

Qual a vantagem em fazer a reversão de vasectomia?

A vantagem em passar pela cirurgia de reversão de uma vasectomia é que o homem poderá tentar ter filhos novamente. Contudo, sempre explicamos para os nossos pacientes que há casos em que não há volta. Vamos te mostrar isso claramente:

Em resumo, sempre existe o risco de a reversão não ocasionar a gravidez desejada. Nesse sentido, a decisão de realizar uma vasectomia precisa ser muito bem pensada pelo casal.

Quais os riscos de problemas após a reversão de vasectomia?

Além do risco que citamos anteriormente, de mesmo após a reversão você não poder ter filhos, há riscos comuns de procedimentos cirúrgicos, como:

  • Hematomas;
  • Pequenas infecções;
  • Dores e desconforto na região.

Por ser uma cirurgia mais demorada, realizamos a ministração da anestesia geral. Desse modo, você precisa sair acompanhado do hospital e seguir as nossas recomendações para uma recuperação tranquila.

Dúvidas sobre o assunto de hoje!

Após falar tanto sobre a vasectomia e a sua reversão, vamos esclarecer algumas indagações comuns sobre o tema!

A vasectomia e a reversão podem deixar o homem impotente?

Não. Em nenhuma das cirurgias há risco de o homem sofrer com disfunção erétil. Os procedimentos só mexem com os vasos deferentes e necessitam de uma pequena incisão no saco escrotal.

Em síntese, a sua ereção ou o apetite sexual não sofrerão nenhuma interferência.

Depois que eu fizer a reversão, poderei fazer a vasectomia novamente?

Sim. Entretanto, é bom que você saiba que tantas cirurgias em um único local podem gerar algumas cicatrizes e até hematomas. Normalmente, após a reversão os homens não costumam voltar atrás e fazer uma nova vasectomia.

Nesse sentido, indicamos outros métodos contraceptivos como remédios femininos, DIU, dentre outras possibilidades.

E se após a reversão minha esposa não engravidar?

Esse é um risco que existe, porém, há outras opções que vocês podem levar em consideração para ter novos filhos, como por exemplo:

TESA ou PESA

A TESA ou PESA são procedimentos em que realizamos a aspiração de espermatozóides dos testículos. Posteriormente, os espermatozoides são fecundados nos óvulos da parceira e a fertilização in vitro pode ser realizada.

Por que muitos homens fazem a reversão de vasectomia?

A cirurgia de reversão ocorre na maioria das vezes devido aos seguintes motivos:

  • Depois do homem passar por um divórcio e ter um novo casamento (principalmente se a nova esposa sonha em ter filhos);
  • Bem como, quando um casal perde um dos filhos;
  • Ademais, pais de filhos únicos que falecem também costumam nos procurar;
  • Casais que já tiveram filhos, mas sonham em ter mais bebês novamente.

Gostou da matéria de hoje sobre a reversão de vasectomia? Mande nos comentários outros temas sobre a saúde masculina que você deseja ver em nosso site!

Comentários

Dr. Eduardo Leze

Médico Urologista e Mestre em Fisiopatologia e Ciências Cirúrgicas;

Além disso, possui doutorado pela UERJ, cujo trabalho foi premiado pela Academia Nacional de Medicina.


Bem como, é Doutor em Fisiopatologia e Ciências Cirúrgicas Ademais, possui certificado em Cirurgia Robótica, Videolaparoscopia e Laser, obtido na ETH, Suíça.

O que há de melhor e mais moderno em Urologia.

Agende sua consulta.

    O que há de melhor e mais moderno em Urologia.

    Agende sua consulta.

      Rio de Janeiro

      Rua Visconde de Pirajá 550/324 • Ipanema

      plugins premium WordPress