Que tal saber tudo sobre a reversão de vasectomia? Conheça detalhes sobre a cirurgia, como é feita e como funciona o pós-operatório do procediment.
A reversão de vasectomia é uma cirurgia realizada por centenas de homens anualmente em nosso país. Isso porque depois de passar por uma vasectomia, muitos pacientes desejam ter filhos novamente.
Entretanto, essa intervenção cirúrgica oferece pequenos riscos e é mais delicada que o procedimento realizado anteriormente. Você é vasectomizado e quer saber mais sobre o assunto? Para tirar todas as dúvidas, leia esse artigo na íntegra e acompanhe de perto como esse procedimento é feito, seus benefícios e riscos.
Se ainda restar questões não respondidas, entre em contato conosco e marque uma avaliação do seu caso! Tenha uma excelente leitura!
Antes de mais nada, vamos entender melhor o que é a vasectomia. Assim, essa cirurgia é um método contraceptivo masculino. Nessa cirurgia, é realizada uma pequena incisão no saco escrotal e os vasos que ligam os espermatozoides à vesícula seminal são cortados.
Portanto, sempre que o homem ejacular não sairão espermatozoides, mas apenas líquido seminal (sêmen) produzido pela próstata.
Essa intervenção cirúrgica é super rápida e pode ser feita fora do bloco cirúrgico. Sua duração é de cerca de 20 minutos e o paciente pode ir embora logo após o procedimento.
Entretanto, a cirurgia para reversão de vasectomia é mais complexa e demorada. Veja melhor as suas principais características.
De antemão, sempre conversamos abertamente com o paciente sobre a reversão. Afinal, a taxa de sucesso pode variar em cada caso. Ou seja, há homens que mesmo após a reversão não voltam a ter filhos.
Nesse sentido, há alguns fatores que influenciam no sucesso do procedimento, como:
Essa cirurgia ocorre da seguinte forma:
Contudo, esses vasos são muito pequenos. Portanto, para fazer essa cirurgia utilizamos itens muito específicos como:
Além disso, você deve ter percebido que existe uma diferença nítida entre ambas as cirurgias. Na vasectomia, cortamos os vasos deferentes e amarramos eles. Depois, fechamos a incisão no corte escrotal.
Já na reversão de vasectomia, é necessário religar os vasos e isso exige muito mais atenção e, consequentemente, tempo.
Assim, enquanto a vasectomia leva cerca de 20 minutos, a sua reversão dura entre 3 e 4 horas.
Saiba mais sobre a preparação e recuperação desse procedimento:
A recuperação é relativamente simples e consiste em:
Veja o que esperar da reversão nos primeiros dias:
Desse modo, cada casal sofre variações de tempo entre a reversão de vasectomia e a gestação. Contudo, notamos que na imensa maioria dos casos, a gravidez ocorre no primeiro ano depois da realização da cirurgia.
Não. Antes de mais nada, saiba que até para se fazer a vasectomia pelo SUS (Sistema Único de Saúde) há algumas exigências, tais como:
Em contrapartida, a reversão dessa cirurgia não é feita pelo SUS até o momento. (Informações passíveis de mudança, pesquisa realizada em 27 de fevereiro de 2021).
Na realidade, até alguns planos de saúde não gostam de realizar o procedimento. Portanto, se você deseja realizar a reversão de vasectomia, o que recomendamos é que busque um urologista experiente para conversar sobre o seu caso.
Entretanto, converse com um médico o quanto antes! Lembre-se que a taxa de sucesso pode variar, principalmente com o passar do tempo da realização da vasectomia.
A vantagem em passar pela cirurgia de reversão de uma vasectomia é que o homem poderá tentar ter filhos novamente. Contudo, sempre explicamos para os nossos pacientes que há casos em que não há volta. Vamos te mostrar isso claramente:
Em resumo, sempre existe o risco de a reversão não ocasionar a gravidez desejada. Nesse sentido, a decisão de realizar uma vasectomia precisa ser muito bem pensada pelo casal.
Além do risco que citamos anteriormente, de mesmo após a reversão você não poder ter filhos, há riscos comuns de procedimentos cirúrgicos, como:
Por ser uma cirurgia mais demorada, realizamos a ministração da anestesia geral. Desse modo, você precisa sair acompanhado do hospital e seguir as nossas recomendações para uma recuperação tranquila.
Após falar tanto sobre a vasectomia e a sua reversão, vamos esclarecer algumas indagações comuns sobre o tema!
Não. Em nenhuma das cirurgias há risco de o homem sofrer com disfunção erétil. Os procedimentos só mexem com os vasos deferentes e necessitam de uma pequena incisão no saco escrotal.
Em síntese, a sua ereção ou o apetite sexual não sofrerão nenhuma interferência.
Sim. Entretanto, é bom que você saiba que tantas cirurgias em um único local podem gerar algumas cicatrizes e até hematomas. Normalmente, após a reversão os homens não costumam voltar atrás e fazer uma nova vasectomia.
Nesse sentido, indicamos outros métodos contraceptivos como remédios femininos, DIU, dentre outras possibilidades.
Esse é um risco que existe, porém, há outras opções que vocês podem levar em consideração para ter novos filhos, como por exemplo:
A TESA ou PESA são procedimentos em que realizamos a aspiração de espermatozóides dos testículos. Posteriormente, os espermatozoides são fecundados nos óvulos da parceira e a fertilização in vitro pode ser realizada.
A cirurgia de reversão ocorre na maioria das vezes devido aos seguintes motivos:
Gostou da matéria de hoje sobre a reversão de vasectomia? Mande nos comentários outros temas sobre a saúde masculina que você deseja ver em nosso site!
Médico Urologista e Mestre em Fisiopatologia e Ciências Cirúrgicas;
Além disso, possui doutorado pela UERJ, cujo trabalho foi premiado pela Academia Nacional de Medicina.
Bem como, é Doutor em Fisiopatologia e Ciências Cirúrgicas Ademais, possui certificado em Cirurgia Robótica, Videolaparoscopia e Laser, obtido na ETH, Suíça.