Quando realizo a avaliação anual do homem, procuro pelas 2 doenças mais comuns que estão na próstata: o câncer e o aumento benigno.
O câncer de próstata geralmente não traz sintomas, sendo notado somente quando há metástases, principalmente levando a fraturas ósseas espontâneas ou sob pequenos impactos.
O homem que vem fielmente todo ano à consulta, se tiver essa doença, terá a oportunidade de ser tratado na fase precoce, o que irá aumentar muito a sua chance de cura.
Esse é um assunto que sempre busquei o conhecimento mais atual possível, tanto que publiquei um artigo sobre o câncer de próstata. Esse artigo foi sobre o meu trabalho de doutorado, que ganhou prêmio pela Academia Nacional de Medicina como trabalho inovador. O artigo foi publicado na revista Plos One com o incrível fator de impacto 3.5.
[LINK do ARTIGO]
O aumento benigno da próstata (ou hiperplasia prostática benigna) traz sintomas como: diminuição da força do jato de urina, sensação de esvaziamento incompleto, idas frequentes ao banheiro, podendo também fazer o homem ser despertado à noite para urinar (chamamos de nictúria).
Quando em fase inicial, podemos tratar com medicamentos. Mas se não há resposta satisfatória com as medicações, será necessário realizar um procedimento cirúrgico para a melhora dos sintomas.
Realizo o procedimento por técnica minimamente invasiva, com alta hospitalar precoce.
Para uma cirurgia sem intercorrências, sempre solicito exames pré-operatórios bem amplos, sendo fundamental uma consulta com um cardiologista de confiança, para avaliar o seu risco cirúrgico.
A pessoa é submetida a anestesia (por um anestesista da minha equipe) e o procedimento é realizado com nossas normas de segurança para um resultado perfeito. Te darei alta hospitalar no dia seguinte e o retorno às suas atividades geralmente é em torno de 10 dias após o procedimento.
Este tratamento também faz parte das minhas especialidades, tanto que foi o tema do meu trabalho de mestrado. Nele, pesquisei a influência do hormônio que está ligado à obesidade, chamado leptina, com a hiperplasia prostática benigna.
[LINK do Artigo]
Se você precisa de um diagnóstico e tratamento adequados para a sua próstata, fique tranquilo, pois tenho grande experiência nesse assunto.