fbpx

Alimentos que ajudam a tratar pedras nos rins: quais são e como consumi-los corretamente.

Conheça agora os alimentos que ajudam a tratar pedras nos rins e entenda como a alimentação pode te ajudar a superar e até evitar crises.

Você sabia que existem alimentos que ajudam a tratar pedras nos rins? Desse modo, é possível evitar cálculo renal e outros problemas sérios.

Os rins são, sem dúvidas, alguns dos órgãos mais importantes do nosso corpo. Eles funcionam como uma espécie de filtro e eliminam substâncias perigosas de nosso organismo, tais como:

  • Ácido úrico;
  • Amônia;
  • Ureia;
  • Dentre outras.

O mal funcionamento desses órgãos pode acarretar em problemas sérios. Além das pedras nos rins, você pode ter insuficiência renal e até mesmo falecer devido à falência desses órgãos.

É importante cuidar da saúde dos rins e protegê-los da melhor forma possível. Se você já possui cálculo renal, confira os alimentos que ajudam a tratar pedras nos rins no artigo de hoje. Cuide-se e tenha uma boa leitura!

Por que a alimentação pode ajudar ou prejudicar os rins?

Antes de mais nada, todos sabemos que a alimentação pode ajudar a nossa saúde ou prejudicá-la. Isso também pode ocorrer com os rins, afinal, excessos de comida ou falta de água podem destruir os órgãos.

Veja o próximo tópico para entender melhor sobre a alimentação ideal para evitar cálculo renal.

Quais os alimentos que ajudam a tratar pedras nos rins?

Sob o mesmo ponto de vista, confira agora os alimentos que ajudam a tratar pedras nos rins:

Frutas cítricas

Frutas cítricas como limão ou laranja possuem muito ácido cítrico, que será transformado em citrato. E é graças a essa substância que as pedras não se formam nos rins. Recomendo que você beba um copo de suco por dia ou que consuma a fruta in natura uma vez ao dia.

Além disso, outra fruta que tem ácido cítrico é o melão. Indico que você coma duas fatias por dia. Essa quantidade de frutas e/ou suco já ajuda a evitar a formação de cristais nos rins, mas deve ser associada com muita água e uma excelente alimentação.

Beba muita água

Conforme já citei acima, é fundamental que você beba muita água para ajudar no tratamento de pedras nos rins. A água pode facilitar a eliminação de pedras. Todavia, se você possui insuficiência ou doenças crônicas renais, converse sobre o assunto com seu médico.

Afinal, não adianta beber muita água se os seus rins não conseguirem filtrar o líquido corretamente, não é mesmo?

Algumas frutas e legumes são bem-vindos para proteger os seus rins

Além da laranja, melão e do limão, existem outras frutas que podem te ajudar a tratar o cálculo renal. De modo geral, as frutas cítricas são excelentes para isso. ou seja, sempre que possível coma:

  • Acerola;
  • Suco de limão;
  • Abacaxi.

Recomendo que você coma entre 4 e 5 porções diárias dessas frutas. Vale lembrar, que você pode ingeri-las na forma de sucos, smoothies e até em vitaminas.

Ademais, os legumes que fazem bem para os rins são:

  • Repolho;
  • Cebola;
  • Alho;
  • Pimentão vermelho;
  • Couve-flor.

Ômega 3

O Ômega 3 é uma boa fonte de ácidos graxos fundamentais para o bom funcionamento do corpo. Porém, está presente em alimentos que precisam ser ingeridos com moderação por pessoas com pedras nos rins.

Dentre eles, posso citar os peixes. Desse modo, você pode comer salmão, atum e outras fontes dessa substância 3 a 4 vezes por semana.

Dica natural: chá de quebra-pedra

Outro alimento que vai te ajudar a tratar o cálculo renal é o chá de quebra-pedra. Afinal, esse chá funciona como uma espécie de diurético e ajuda muito o(a) paciente a expelir as pedras que existem no organismo.

Sempre ressalto que é necessário conversar com seu médico antes de fazer uso de chás e medicamentos.

Caso o profissional de saúde concorde, você pode fazer uso do chá da seguinte forma:

  • Prepare 1 litro do chá todos os dias pela manhã;
  • Beba durante todo o dia, por cerca de 10 dias;
  • Não adoce essa bebida. 

Quais alimentos podem prejudicar os rins?

Alguns alimentos atrapalham muito o funcionamento dos rins. Além disso, se você já possui pedras pode ter crises agravadas. Confira abaixo alguns itens que você deve retirar da sua dieta ou comer o mínimo possível. Veja!

Carnes e laticínios em excesso

As proteínas são alimentos essenciais para termos energia, força e disposição para o dia a dia. 

O excesso de proteínas pode sobrecarregar os rins e piorar muito o quadro de quem tem cálculo renal. Evite os seguintes alimentos:

  • Carnes de todos os tipos;
  • Laticínios e derivados de origem animal.

Depois de comermos proteínas, elas deixam substâncias como ácido úrico, cálcio e oxalato de cálcio no nosso organismo. Quanto mais comemos esse tipo de alimento, maiores são as quantidades desses itens no corpo que precisam ser filtrados pelos rins.

Indico que você coma cerca de 80g de proteína no almoço e a mesma quantidade no jantar e substitua as proteínas de origem animal por fontes vegetais, como tofu, feijões e lentilha.

O sal deve ser controlado

Sob o mesmo ponto de vista, sal em excesso pode prejudicar os rins. Afinal, eles precisam atuar sobrecarregados para dar conta de filtrar sódio. Outra coisa: o sal aumenta muito a pressão arterial. De maneira direta e resumida, indico que você:

  • Coma o mínimo de sal possível;
  • Não use molhos como shoyo, ketchup e similares em excesso;
  • Utilize ervas e temperos com pouquíssimo (ou nenhuma quantidade de sal) no preparo das suas refeições.

Fast food

Os alimentos vendidos nas redes de Fast Food são muito gostosos, entretanto, são pouco nutritivos. Além de ricos em sal, eles são muito gordurosos e podem prejudicar muito a sua saúde.

Se você não sofre com cálculo renal, evite ao máximo esse tipo de alimentação. Contudo, se possui cálculo renal, não coma em hipótese alguma fast food, pois os ingredientes podem ocasionar uma forte crise renal e até atrapalhar o tratamento das pedras, combinado?

Afinal, qual a função dos rins?

De antemão, saiba que os rins são duas glândulas super importantes para o nosso organismo. Eles são responsáveis por:

  • Filtrar o sangue e limpá-lo de todas as impurezas e substâncias perigosas para o corpo humano. Dentre elas, estão a uréia, a amônia e o ácido úrico;
  • Esses órgãos também atuam como reguladores do PH sanguíneo;
  • Bem como, são responsáveis pela produção de importantes hormônios;
  • Ademais, são os rins que mantém nosso corpo com potássio, cálcio, fósforo e outras vitaminas equilibradas dentro do nosso organismo.

Viu só como os rins são essenciais para o nosso corpo? Cuidar bem deles é imprescindível para uma saúde adequada e para uma boa qualidade de vida!

Qual seria a dieta ideal para o bom funcionamento desses órgãos?

Retomando nosso papo sobre os alimentos que ajudam a tratar pedras nos rins, vamos dialogar sobre qual seria a melhor forma de nos alimentarmos.

Muita gente acredita que basta tomar diuréticos ou muita água para expelir as pedras e pronto! Todavia, o problema de pedras nos rins não acaba depois que as terríveis pedrinhas são eliminadas.

Vale ressaltar, que é possível ter pedras sempre. Ou seja, se você não se cuidar, pode passar por esses problemas por diversas vezes na vida.

Algumas dicas simples mas muito eficazes que podem te ajudar a tratar esse problema de uma vez por todas!

Invista em alimentos naturais

É fundamental que você coma coisas mais naturais, menos processadas. Sei que na correria do dia a dia, cozinhar é algo difícil e que toma muito tempo, mas isso é um ponto extremamente importante que deve ser seguido.

Além disso, evite comer comidas congeladas ou alimentos que já vêm pré-prontos do supermercado. Se você não tem tempo de preparar as suas refeições, invista em adquirir comidas prontas caseiras (por App ou por tele-entrega).

Esse tipo de atitude pode parecer exagerada, mas a sua saúde agradecerá.

Indico que você coma de 3 a 5 frutas por dia e sempre tome sucos naturais e beba-os com pouco ou nenhum açúcar. Quanto aos refrigerantes, evite sempre e não beba os de coloração escura, eles são ainda mais nocivos à saúde.

Coma mais comida caseira

Sob o mesmo ponto de vista, o ideal é se alimentar com comida caseira. Assim, ela deve ser fresca, feita com pouco óleo e muito pouco sal.

Desse modo, não fará mal e pode ser ingerida com mais tranquilidade por quem tem pedras nos rins. Aliás, evite carnes em excesso e sempre que estiver em crises de cálculo renal, não coma carnes. Você pode comer proteínas vegetais e até mesmo um ovo nas refeições. Principalmente as carnes vermelhas devem ser evitadas nesses momentos.

Se você seguir as dicas de alimentação que te passei hoje, conseguirá tratar as pedras nos rins mais facilmente.

Você gostou do meu post de hoje sobre os alimentos que ajudam a tratar pedras nos rins? Se tiver mais dúvidas ou sugestões de matéria, deixe seu comentário abaixo!

Comentários

Dr. Eduardo Leze

Médico Urologista e Mestre em Fisiopatologia e Ciências Cirúrgicas;

Além disso, possui doutorado pela UERJ, cujo trabalho foi premiado pela Academia Nacional de Medicina.

 

Bem como, é Doutor em Fisiopatologia e Ciências Cirúrgicas; Ademais, possui certificado em Cirurgia Robótica, Videolaparoscopia e Laser, obtido na ETH, Suíça.

O que há de melhor e mais moderno em Urologia.

Agende sua consulta.

    O que há de melhor e mais moderno em Urologia.

    Agende sua consulta.

      Rio de Janeiro

      Rua Visconde de Pirajá 550/324 • Ipanema

      plugins premium WordPress